TABELA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA



TABELA ELABORADA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS

NÍVEL DE ESCRITA

CARACTERIZAÇÃO

EXEMPLOS:
® BRIGADEIRO
® PIPOCA
® SUCO
® BIS
PRÉ-SILÁBICA
Grafismo Primitivo
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas.
Escrita sem controle de quantidade
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita.
ARMSMOHAORUILNMAMTOXAMHNTSKHUIMHOTIPERTCLMNBOATRO
Escrita Unigráfica
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
A
L
F
C
Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias convencionais.
ALNI
ALNI
ALNI
ALNI
Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
SAMT
AMT
AMTSA
SAT
Quantidade constante
Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
HRUM
ASGK
ONBJ
CFTV
Quantidade variável
Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
RAMQN
ABEAMF
GEPFA
OSDL
Quantidade e repertório variáveis.
Presença de valor sonoro início e/ou fim.
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
IMSABRO
IBRNSA
URMTO
INBOXIX

SILÁBICA

Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente.

R O M T
B U D
A S
R
Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
I T M O
P Q A
R O
G I
Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
I A E O – B H D O
I O A – P O K
U O – S C
I S – B I
Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico.
B H D U L E
I O K E C
U O K U
I S I S

SILÁBICA - ALFABÉTICA

A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
B I H D R O
P I P O K
S U K O
B I Z

ALFABÉTICA


 A criança já compreende o sistema de escrita : produz escritas alfabéticas, mesmo não observando as convenções ortográficas da escrita.
BICADERO
A criança já compreende o sistema de escrita : produz escritas alfabéticas, observando algumas as convenções ortográficas da escrita.
BIGADEIRO
A criança já compreende o sistema de escrita : produz escritas alfabéticas, sempre observando as convenções ortográficas da escrita.
BRIGADEIRO

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